Módulo SPED

Este módulo possibilita de forma rápida e simplificada as transmissões obrigatórias pelos contribuintes relacionadas às tributações e órgãos fiscalizadores.

Descrição

O que é SPED?

Consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital.

Beneficios

Conheça os beneficios do módulo SPED implantando no E.R.P. IMEDIATA

01

Simplificação das obrigações acessórias.

02

Rapidez no acesso às informações.

03

Redução de custos administrativos.

04

Redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel.

05

Uniformização das informações que o contribuinte presta as diversas unidades federadas.

06

Aumento da produtividade do auditor através da eliminação dos passos para coleta dos arquivos.

07

Possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e os fiscais. Facilitando na hora de realizar os processos relacionados as prestações de serviço etc.

08

Simplifica e agiliza os procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária (comércio exterior e trânsito entre unidades da federação).

Funcionalidades

Funcionalidades do SPED

Promover a integração dos fiscos, mediante a padronização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais, respeitadas as restrições legais.

Racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes, com o estabelecimento de transmissão única de distintas obrigações acessórias de diferentes órgãos fiscalizadores.

Tornar mais rápido a identificação de ilícitos tributários, com a melhoria do controle dos processos, a rapidez no acesso às informações e a fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria eletrônica.

Módulos

Módulos que contemplam o SPED

Conhecimento de Transporte eletrônico

O CT-e é um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma prestação de serviços de transportes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e a Autorização de Uso fornecida pela administração tributária do domicílio do contribuinte.

Escrituração Contábil Digital

A ECD é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, ou seja, corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros: Livro Diário e seus auxiliares, se houver;Livro Razão e seus auxiliares, se houver; Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

eSocial

Por meio deste módulos, todos os empregadores deverão comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores e seus beneficios, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

EFD ICMS IPI

A EFD é um arquivo digital que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Escrituração Contábil Fiscal

A ECF substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano-calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

MDF-e

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador.

EFD Contribuições

Os documentos e operações da escrituração representativos de receitas auferidas e de aquisições, custos, despesas e encargos incorridos, serão relacionadas no arquivo da EFD-Contribuições em relação a cada estabelecimento da pessoa jurídica.

NFC-e

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica visa oferecer uma alternativa totalmente digital para os atuais documentos fiscais em papel, reduzindo custos de obrigações acessórias aos contribuintes, ao mesmo tempo busca o aprimoramento do controle fiscal pelas Administrações Tributárias.

NFS-e

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela Receita Federal do Brasil ou pela prefeitura municipal, para documentar as operações de prestação de serviços.

NF-e

Um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes

EFD-Reinf

Auxilia a Escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para contribuições previdenciárias substituídas.

Balanço

Tem o objetivo de reunir as demonstrações e documentos contábeis das entidades participantes em um único local, provendo acesso rápido, público e gratuito aos arquivos e garantindo sua confiabilidade ao autenticar a entrada dos dados.

e-Financeira

A e-Financeira é um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, e pelo módulo de operações financeiras.