Consultoria e Desenvolvimento
  • 1 SPEDs Magnéticos do Sistema Público de Escrituração Digital
    Sped Fiscal, Sped Contribuições - PIS / Cofins, Sped Contábil, NF-e, NFS-e...
  • 2 CT-e e MDF-e
  • 3 Controle de Insumos Agrícolas
    Vendas de Herbicidas, Pedidos Produtor, Vendas Entregas Futuras, Receituário Agronômico, ARTs, Livro Receituarios, EDI Fornecedores, Comissões...
  • 4 Informações Gerenciais na Palma da Mão...
    Mobilidade na Gestão de sua Empresa
  • 5 Gerenciador de Notas Fiscais Imediata
    Tenha todos seus XML fácil e com segurança

Soluções flechaPALM - Coletor de Dados Energia

PALM - Coletor de Dados Energia

          O Sistema de PALM para Coletor de Dados de Consumo de Energia foi desenvolvido para operar em equipamentos móveis portáteis com plataforma PALM-OS (sistema operacional PALM – a partir da versão Garnet 5.4), que irá facilitar a aquisição de dados em campo e agilizar o lançamento dessas informações através da conexão (sincronização) ao sistema principal para “descarregar” a base de dados registrada e atualizar os cadastros do sistema do dispositivo. O Sistema de Coleta de Dados de Consumo de Energia, inicialmente projetado para operar no equipamento PALM Z-22, visa atender as atuais exigências e necessidades das Cooperativas de Distribuição de Energia, de segurança, portabilidade e mobilidade no lançamento de informações de consumos, situações de redes / fornecimento e eventos poderão comprometer os serviços de fornecimento.

         Este sistema tem como objetivo automatizar o processo de leitura dos medidores em campo, tarefa que até então era registrada por meio de planilhas em papel. As vantagens do registro automatizado incluem eliminação de várias possibilidades de erros humanos desde o lançamento da leitura de medidores, eliminação de perdas de dados ocorridos ou dados ilegíveis e a agilidade possibilitada pelo sincronismo com o sistema de “Faturamento de Energia” da base.

          O Sistema disponibiliza um Controle de Rotas que é acionado logo após o usuário selecionar a opção “Realizar Leitura” e disponibiliza uma listagem com todas as rotas cadastradas para o leiturista, exigindo deste a seleção de uma rota para disponibilizar as opções de lançamento de dados. Esta rotas são composta de uma seqüência de cadastros de associados disponibilizados em ordem de “caminho contínuo” de localização físicas de suas propriedades, o que possibilita que um novo leiturista possa realizar a atividade sem perigo de descartar algum associados de sua região. Este cadastro de rotas é gerado no sistema de “Faturamento de Energia a partir da entrada do associado no quadro da cooperativa atualizado no sistema PALM a cada sincronização.

         A principal rotina do sistema é o Lançamento de Leituraque possibilita o registro dos dados de consumo de energia do associado que pode ser executada de várias formas. A primeira é pelo lançamento do número do medidor, que se estiver cadastrado na rota selecionada pelo leiturista, automaticamente já abrirá a tela para lançamento de consumo do associado proprietário do medidor. Caso o leiturista não tenha acesso ao número do medidor o sistema disponibiliza as seguintes opções:

- Próximo não Lido na Rota – O sistema apresenta automaticamente o próximo cadastro registrado no “caminho” de leitura que ainda não foi lançado.

- Pesquisa não Lidos – O sistema disponibiliza uma lista com todos os nomes dos associados constantes na rota que ainda estão com o lançamento de consumo em “aberto”.

- Botões “Anterior/Próximo” - Disponibiliza opção para o leiturista navegar no cadastro de associados para encontrar a matrícula que procura.

         Após a seleção associado o leiturista, seleciona a opção “Continuar Leitura” onde o sistema apresenta os dados de Nome do Associado, Matrícula e o Número do Medidor cadastrado na rota, para correta identificação da unidade consumidora. Após o usuário seleciona a opção “Leituras” o Sistema apresenta a opção (KW/h F. Ponta) para lançamento do último consumo registrado no medidor.

Tipo de Medição - No lançamento da medição o sistema possibilita ao leiturista registrar o tipo de leitura que realizou e que poderá ser utilizada para corrigir problemas de leitura ou planejar novas estratégias de acompanhamento de consumo da região.

- Normal – Leitura Regular realizada mensalmente

- Por Média – O sistema calcula uma média que é confirmada pelo leiturista, utilizada quando existe problemas de acesso ao medidor ou por determinação interna da cooperativa.

- Por Cartão – Quando ao associado faz a autoleitura, ou seja, o associado anota em um cartão o consumo de sua unidade e encaminha para a cooperativa.

Acompanhamento de Padrões de ConsumoO sistema disponibiliza uma rotina para conferência dos consumos anteriores do consumidor que apresenta os últimos 6 lançamento de leituras do medidor e se o tipo de leitura foi normal, que poderá ser utilizada para que o leiturista confirme se a leitura a ser realizada está dentro do padrão de consumo, ou se esta leitura apresenta diferenças de padrões, o que poderá ser indício de irregularidades nas instalações ou alterações de demanda não informadas à cooperativa.

 

Segurança Contra Erros de Lançamento ou Alterações de Demanda -  O sistema disponibiliza uma rotina que, ao leiturista confirmar o lançamento do consumo faz o cálculo e apresenta o consumo atual do associado(Leitura Atual subtrai-se a Leitura Anterior), comparando este consumo com a média dos consumos registrados nos meses anteriores. Caso o consumo atual apresente uma diferença superior a 30% sobre esta média de consumo, o sistema apresenta uma mensagem ao leiturista informando que o consumo atual está maior ou menor que a média do associado, solicitando uma confirmação para registro da leitura, o que previne lançamentos incorretos por descuido ou já identifica problemas no fornecimento de energia que alterarão o padrão de fornecimento. Se o lançamento for menor que a média o sistema já apresenta na mensagem a confirmação se houve virada de medidor.

 Auditoria Sistemática na Estrutura de Fornecimento - O sistema disponibiliza além das rotinas de lançamento de consumo, opções que possibilitam ao leiturista o registro de ocorrências de eventos de campo ou anormalidades na rede ou nas condições das instalações do associado, a cada visita de leitura. Esta opção está dividida em 3 tipos de ocorrência pré-cadastradas que poderão ser selecionadas pelo leiturista, caso encontre inconformidades.

1. Situação da Cota – Possibilita ao leiturista informar ao sistema caso a cota esteja desligada ou com alguma anormalidade.

2. Situação da Rede – Possibilita ao leiturista registrar problemas ou situações de irregularidades nas redes de distribuição que requerem cuidados do setor de manutenção. As irregularidades básicas pré-cadastradas no sistema são:

- Situação Normal;

- Troca de Postes;

- Poda de Arvores;

- Poda Urgente;

- Queda de Tensão;

- Outras...

3. Situação da Medição – Possibilita ao leiturista registrar problemas ou situações de irregularidades nas entradas de energia e nos quadros de medição. As irregularidades básicas pré-cadastradas no sistema são:

- Situação Normal;

- Caixa de Medição Inadequada;

- Desvio de Energia;

- Medidor Parado;

- Necessidade de Troca de Ramal;

- Outras...


Voltar