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Contabilidade


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1.http://www.imediata.com.br/admin/interna.php?area=produtos Plano de contas
  
  • Disponibiliza Cadastro de contas com até 15 dígitos podendo ser distribuído em até 9 níveis; 
  • Possibilita cadastro do código reduzido, podendo definir contas lançáveis em qualquer nível;
  • Apresenta estrutura onde a conta selecionada está cadastrada, facilitando sua visualização.
  • Permite o registro dos eventos contábeis manualmente ou através da integração com outros sistemas, possibilitando o amplo acesso por parte do operador aos lançamentos executados para ajustes e correções, caso eventualmente venha a ser necessário; 
  • Lançamentos assistido pelo cadastro de documentos, podendo ser usado tanto código extenso como o reduzido para efetuá-los.Atualização on-line dos lançamentos, após cada movimentação todos os relatórios, consultas e saldos estão prontos e disponíveis;
  • Permite mais de um exercício aberto para a mesma empresa; 
  • Permite lançamentos diretos em qualquer período do exercício, sem necessidade de lotes ou separação por mês;
        
    1.1 Plano de Contas Referencial

Com o SPED Contábil, muitas organizações deverão ajustar o seu plano de contas conforme a sua Entidade Referencial, seja ela a receita federal, o banco central ou outra reguladora (ANEEL), com o objetivo de uniformizar as informações contábeis tanto das empresas obrigadas quanto das que aderirem voluntariamente a Escrituração Contábil Digital – ECD.
Para ajustar o plano de contas da empresa, o sistema disponibiliza uma rotina que faz a adequação automática do plano de contas atual para o plano de contas de sua Entidade Referencial, “jogando” os lançamentos e modificando os cadastros que contenham as contas na lista da Esquerda, para a conta selecionada na direita(Plano de Contas Referencial), conforme imagem da interface do sistema abaixo:

 
 
2. Livro Caixa
  
Disponibiliza módulo interno para impressão do livro caixa a partir dos lançamentos inseridos na contabilidade, evitando dupla digitação, e facilitando a documentação dos procedimentos efetuados envolvendo o caixa.

3. Registro dos eventos contábeis

Além do lançamento direto, o sistema possibilita receber praticamente todos lançamentos contábeis prontos oriundos dos sistemas integrados, disponibilizando, o acesso por parte do operador aos lançamentos automáticos ou os feitos manualmente para alterações ou correções, caso eventualmente venha a ser necessário.

3.1 O lançamento contábil.

  • No lançamento direto pode ser utilizado "Lançamentos Padrões", possibilitando pré-carregar os movimentos mais   cotidianos, através do cadastro de documentos, podendo ser usado tanto código extenso como o reduzido para efetuá-los, havendo a opção de alterar os dados no momento da sua utilização.
  • Possibilita lançamentos na forma de contra-partida, partidas múltiplas, bem como a contabilização de um débito para vários créditos e vice-versa, flexibilizando ao usuário a rotina que melhor se adaptar para os registros contábeis.
  • Possibilita utilização dos históricos padrões. Com "marcadores especiais - ##", que serão substituídos durante a digitação de movimentos pela respectiva informação representada em um campo de variáveis. Disponibiliza opção para até 4 variáveis diferentes por histórico cadastrado.
  • Disponibiliza de forma on-line saldos(contas débito e crédito), e consultas Razão e Diário de contas, durante os lançamentos.
  • Faz a atualização on-line dos lançamentos, ou seja, após cada lançamento efetuado todos os relatórios, consultas e saldos estão prontos e disponíveis.
  • Disponibiliza opção para cadastramento on-line de contas e históricos padrões durante os lançamentos.
            

4. Versatilidade do sistema.

Permite mais de um exercício aberto para a mesma empresa e lançamentos diretos em qualquer período do exercício, sem necessidade de lotes ou separação por mês. Possibilita a manutenção de lançamentos realizados em qualquer mês e a manutenção simultânea em outros exercícios.

5. Demonstrativo de Resultados Estruturado - DRE.

O sistema disponibiliza uma rotina que possibilita ao usuário a montagem e estruturação de diversos Demonstrativos de Resultados – DRE, para atender os mais diversos ramos de atividades e os critérios determinados pelo Contador ou Responsável Técnico pela Contabilidade da empresa.



Na rotina de Cadastro dos Demonstrativos de Resultados é possivel fazer a estruturação e definição dos níveis de cada um dos DREs em qualquer grau no plano de contas (contas analíticas e contas sintéticas) e a utilização de somas, sub-totalizadores e totalizadores na demonstração, acumulando os saldos por níveis, grupos ou contas.
Na apresentação dos relatórios dos DREs, o sistema disponibiliza a opção de selecionar qual demonstrativo o operador irá utilizar, possibilitando a parametrização por período definido ou por documento de lançamento.



6. Relatórios oficiais e administrativos.
   
O sistema disponibiliza todos os relatórios oficiais, apresentados de diversas formas de acordo com as parametrizações exigidas pelo usuário:
     
  • Livro Diário
  • Livro Razão
  • Livro Caixa
  • Balancete 
  • Balanço Patrimonial 
  • Demonstrativo de Resultado

     

Além dos relatórios oficiais, acima o sistema oferece informações a nível administrativo, facilitando o eficiente gerenciamento da atividade.

   

  • Relação de Históricos Padrões;
  • Relação de Documentos;
  • Relação de Lançamentos por documentos;
  • Relatório do Plano de Contas;
  • Livro Caixa por Documento;
  • Livro Caixa Modelo II;
  • Razão com correção;
  • Resumo por Conta;
  • Provisão Orçamentária Mensal, Trimestral;
  • Mapa do Realizado;
  • Mapa do Acumulado;
  • Relatório de Movimentos de Logs;
  • Gera automaticamente índices para análise de balanço;
  • Rotina de impressão de arquivos texto para montagem de Termos de Abertura e Encerramento  
          

     

    7. Consultas e gráficos do sistema.
     

     

    8. Magnéticos.

    8.1  SINCO Contábil.

    A Contabilidade Imediata disponibiliza rotinas que geram arquivos magnéticos dos sistemas contábeis       conforme as determinações da Receita Federal, onde aparecem as tabelas de Plano de Contas, Discriminado dos Centros de Custos, Lançamentos Contábeis, Diários e Relação de Saldos Mensais.

     

    8.2  SPED Contábil.

    Rotina que possibilita a geração do SPED Contábil para atender a IN 777/2007, que instituiu a Escrituração Contábil Digital (ECD), publicada no Diário Oficial da União, em 20/11/2007.

     

    Esta opção, já testada e aprovada pelo PVA (Programa Validador e Assinador), atende à todas as exigências legais impostas pelo governo, garantindo total segurança e qualidade na geração dos livros contábeis em formato digital. As empresas que devem gerar o livro Diário Geral contemplando todos os fatos contábeis, terão que gerar o magnético classificado no SPED, como Livro G - Livro Diário (completo, sem escrituração auxiliar), que independe de qualquer outro e não pode coexistir, em relação a um mesmo período, com quaisquer dos outros livros (R, A, Z ou B).


    Além do Livro G, o sistema disponibiliza ainda o Livro B - Livro Balancetes Diários e Balanços, que em via de regra, somente poderá ser utilizado em instituições financeiras, porém o SPED não obsta a utilização concomitante do livro “Balancetes Diários e Balanços” e de livros auxiliares com o Livro G.

     8.4. Encerramento de exercício:  Informativo 04/09 - Procedimentos  Versão em PDF

   
Atualizações implementadas nas últimas versões 
       

Novo Magnético da SPED2015 ano base 2014 (v. 3.09 - maio/2015). 
   

Disponibilizado na versão 3.09 da Contabilidade Imediata, conforme o novo Manual de Orientação do SPED Contábil, o gerador do arquivo SPED Contábil 2015 (disponível: http://www.imediata.com.br/index.php?area=atualizacao), que sofre várias alterações, sendo as principais:  
-  A atualização dos planos de contas referenciais ( que agora serão os mesmos que roram disponibilizados na ECF);
 
http://www1.receita.fazenda.gov.br/noticias/2015/abril/noticia-07042015.htm

-  A inclusão da opção para as SCP integrarem escriturações próprias, conforme a IN RFB nº 1.420/2013 (inclusão de campo no registro 0000 e criação do registro 0035);

-  A criação do registro I053 (subcontas correlatas), conforme IN RFB nº 1.515/2014;

-  A criação de registro específico para informação dos dados do auditor independente (na versão anterior, esses dados eram informados no registro I030).

       

O Sistema Contábil já está apto a atender a versão 3.1.8 do PVA da Escrituração Contábil Digital(ECD), disponibilizado pela Secretaria da Receita Federal(RFB) em seu site, www.receita.fazenda.gov.br, possibilitando ao cliente cumprir plenamente as obrigações.


http://www.imediata.com.br/index.php?area=informativo&id=61