Consultoria e Desenvolvimento
  • 1 Gerenciador de Notas Fiscais Imediata
    Tenha todos seus XML fácil e com segurança
  • 2 Controle de Insumos Agrícolas
    Vendas de Herbicidas, Pedidos Produtor, Vendas Entregas Futuras, Receituário Agronômico, ARTs, Livro Receituarios, EDI Fornecedores, Comissões...
  • 3 Informações Gerenciais na Palma da Mão...
    Mobilidade na Gestão de sua Empresa
  • 4 SPEDs Magnéticos do Sistema Público de Escrituração Digital
    Sped Fiscal, Sped Contribuições - PIS / Cofins, Sped Contábil, NF-e, NFS-e...
  • 5 CT-e e MDF-e

Informativos

  • flechaAgora tudo é magnético - A hora do SPED

  • 31/03/2009

Atualmente,   não   é   novidade  a   busca das empresas, independente da estrutura ou ramo de atividade, pela excelência em processos operacionais como caminho da inovação e diferencial de competitividade, para atender as exigência do novo panorama global. A maior base de apoio é a Tecnologia  da Informação (TI), que também não é assunto novo no mundo corporativo.

A nova perspectiva é a entrada do governo como agente inovador  e impulsionista de tecnologia, buscando aperfeiçoar  o processo de  fiscalização e recolhimento de tributos através da conversão digital  e sistematização de seus complexos processos de cálculos. Neste novo cenário, onde aparece a Nota Fiscal Eletrônica, o SPED Contábil, o SPED Fiscal..., cria-se um efeito   cascata em todo ecossistema fiscal brasileiro, demandando adequações dos contribuintes, contadores, administradores, fornecedores de soluções de TI e do próprio fisco.

A partir dessa realidade as empresas deverão esquecer rotinas de ajustes de dados de forma mecânica, rotinas de geração de guias de recolhimento, livros de apuração e inúmeros   relatórios de apoio, concentrando os esforços de seus profissionais dos departamentos contábeis e fiscais na organização e auditorias das informações geradas de maneira digital, o que propiciará grande economia de recursos humanos e materiais, possibilitando o uso  inteligente e  eficaz dos  dados  em planejamentos estratégicos e Tomadas de Decisão a nível de investimentos empresariais, pois os valores e cálculos de imposto ou benefícios fiscais serão muito mais transparentes.

 
A IMEDIATA ESTÁ PRONTA

  
Para atender  a essa demanda das empresas clientes, as soluções de Tecnologia da Informação IMEDIATA transcedem a integração entre os “sistemas”, assumindo o papel de ferramenta fundamental no cumprimento do DECRETO Nº 6.022,  de 22 de  janeiro de 2007, que instituí o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped.

  
Depois da NF-e, o SPED Contábil...

  
A IMEDIATA já está na onda dos magnéticos há algum tempo, com vários clientes já operando plenamente com a Nota Fiscal Eletrônica, agora é a vez do SPED Contábil que já está sendo implantado e testado em seu primeiro cliente, a Cooperativa de Eletrificação Rural Centro Jacuí Ltda - CELETRO. O módulo de SPED Contábil possibilitará, a partir do seu Sistema de Contabilidade, a geração do arquivo digital  no formato especificado na Instrução Normativa RFB nº 787/07, chamado de Escrituração Contábil Digital – ECD, ou Escrituração Contábil em forma eletrônica.

Após a geração e conferência,  este arquivo deverá ser  submetido ao Programa Validador  e Assinador  – PVA  fornecido pelo Sped  (http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-contabil/download.htm) e enviado via internet para o SPED através do Receitanet.

  

As Mudanças para o SPED...

   
Com o surgimento o SPED Contábil, muitas empresas e organizações deverão ajustar o seu plano de contas conforme a sua entidade referencial, seja ela a receita federal, o banco central  ou outra  reguladora  (ANEEL como no caso da CELETRO).  O objetivo é uniformizar as informações contábeis tanto das empresas obrigadas quanto das que aderirem voluntariamente a Escrituração Contábil Digital - ECD.

Para ajustar o sistema e facilitar a vida de seus cliente a IMEDIATA desenvolveu uma rotina que faz a adequação automática do atual plano de conta da empresa para o plano de conta de sua Entidade Referencial (como a ANEEL em Empresas de Energia). Esta rotina  irá  “jogar” os  lançamentos e modificar os cadastros que contenham as contas na lista da Esquerda, para a conta   selecionada na direita (Plano de Contas Referencial).

Durante a execução o sistema disponibiliza uma tela para que o operador faça o acompanhamento do processo, apresentando o andamento de cada sistema integrado, ou exercício que o cliente possuir, com o respectivo nome do arquivo que está sendo modificado e as contas atual e destino selecionadas.

  

O próximo passo já está em desenvolvimento, o SPED Fiscal...

Voltar